Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-06-24 às 11h00

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na quarta audição regimental na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na quarta audição regimental na Comissão Parlamentar de Defesa Nacional

«E começo por sublinhar o trabalho diligente desta Comissão relativo ao Estatuto do Antigo Combatente. Embora permaneçam diferenças, acredito que será possível encontrar um consenso em torno das principais reivindicações dos antigos combatentes portugueses, na medida do que é política e financeiramente possível neste momento. 
Assim, e sabendo que a Sra. SERHAC será ouvida ainda esta manhã pelas Sras. e Srs. Deputados, gostaria apenas de exortar a Assembleia da República a tomar um passo histórico, ao fim de mais de quatro décadas. Estou confiante que existem as condições para se adotar um Estatuto com amplo consenso entre as forças políticas com representação na Assembleia da República. O Governo permanece disponível e empenhado na materialização do Estatuto do Antigo Combatente. 

Segundo ponto, estes últimos meses representaram um teste único à capacidade do nosso país em responder a uma crise complexa, que exigiu toda a nossa determinação, todos os nossos recursos, toda a nossa confiança. Como tive já ocasião de aqui sublinhar, a Defesa Nacional passou este teste com brio, demonstrando as suas competências únicas no planeamento e condução de operações e no apoio à proteção civil e às instituições nacionais. Tive ocasião recentemente de sublinhar o reconhecimento do Governo e de toda a sociedade, através da condecoração de 40 militares, de todas as patentes e das mais diversas áreas». 


Leia a intervenção na íntegra