Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-09-21 às 20h02

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na conferência "Direitos Humanos e Defesa", no âmbito das Jornadas Descentralizadas de Segurança e Defesa

Permitam-me que comece por dirigir uma palavra de apreço à Câmara Municipal de Leiria, na figura do Sr. Presidente Gonçalo Lopes, pela parceria que tem aprofundado com a Defesa Nacional, em particular ao longo dos últimos meses.

Estivemos aqui em julho para a assinatura, com todos os municípios do distrito, dos protocolos de promoção do Referencial de Educação para a Segurança, a Defesa e a Paz. Estivemos juntos, no início desta tarde, numa sessão com empresários da região e onde alguns dos senhores presidentes de câmara da Comunidade intermunicipal de Leiria estiveram presentes, para debater as oportunidades da economia da defesa.

E estamos aqui novamente para abrir estas jornadas que irão debater e desenvolver as temáticas da segurança e da defesa com as pessoas que fazem esta comunidade, com aquelas e aqueles que podem criar pontes entre quem aqui vive e a Defesa Nacional. No meu entender, só assim, nesta proximidade e nesta interação, podemos ambicionar criar uma política de defesa que responda às necessidades dos portugueses e às suas aspirações.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.