Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-03-03 às 18h38

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia do Dia Internacional da Mulher

«É com muito prazer que associamos a Defesa Nacional às comemorações do Dia Internacional da Mulher. Esta efeméride permanece absolutamente atual e útil para nos ajudar a manter o nosso olhar sobre os ganhos imensos que a sociedade portuguesa já alcançou ao longo das últimas décadas, e, ainda mais importante, para nos encorajar a continuar na construção de uma sociedade mais igualitária, mais democrática e mais inclusiva – e por isso, com plena participação das mulheres.

Pessoalmente, é com muito empenho que tenho participado na edificação de instrumentos mais robustos que promovam a igualdade entre homens e mulheres na Defesa Nacional. Estou convencido que apenas com o empenho das lideranças, na sua maioria ainda masculinas, poderemos ambicionar a abertura das Forças Armadas à presença de mulheres, em cada vez maior número, e em funções cada vez mais variadas. Todos são necessários, para que todos estejam igualmente representados.

Com esse objetivo em mente, apresentámos há um ano o Plano Setorial da Defesa Nacional para a Igualdade. Este Plano, articulado com as estratégias nacionais e internacionais nesta matéria, orientará a nossa ação até 2021 com um conjunto de medidas concretas.»

Leia a intervenção no íntegra