Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-12-16 às 19h09

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de entrega dos protocolos de cooperação relativos ao «Referencial de Educação para a Segurança, Defesa e Paz»

«Não consigo imaginar forma melhor de encerrar este ano de trabalho na Defesa Nacional, do que esta oportunidade de estar convosco, aqui em Portalegre, para assinalarmos publicamente o compromisso que todos assumimos com a assinatura destes 15 protocolos. Nomeadamente, o compromisso de promover junto dos nossos jovens, uma cultura de segurança, defesa e paz.

Como tivemos ocasião de ouvir, a elaboração deste Referencial de Educação pelas equipas do Instituto da Defesa Nacional e da Direção-geral de Educação – cujos diretores gerais aproveito para cumprimentar – resultou do reconhecimento de que nenhuma estratégia sólida de promoção de uma cultura de segurança, defesa e paz pode prescindir da articulação com o sistema de ensino. Desde 2016, a educação para a cidadania passou assim a contar com uma nova ferramenta, nas escolas nacionais, que o Ministério da Defesa Nacional, em conjunto com as Forças Armadas, procura apoiar e difundir. 

É nesse âmbito que temos procedido à assinatura de protocolos de cooperação com vários municípios. Com a adesão dos 15 municípios do distrito de Portalegre, são agora 115 concelhos, dos 308 do nosso país, que estão diretamente empenhados em apoiar as escolas e as comunidades educativas na promoção dos valores e princípios subjacentes a esta cultura de segurança, defesa e paz.»

Leia a intervenção na íntegra