Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-10-01 às 15h26

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de entrega de espadas aos novos Oficiais dos Quadros Permanentes do Exército

«É com enorme satisfação que regresso à Academia Militar para presidir a esta cerimónia de entrega de espadas aos novos oficiais do Exército.

Este ano, esta cerimónia adquire um significado particularmente feliz. Após meses de distanciamento e de incerteza, sentimentos que aliás ainda estão connosco, regressamos aos espaços plenos de simbolismo, como este, para celebrar, ainda com as devidas distâncias, a conclusão do percurso deste grupo de 50 novos oficiais.

Os desafios com que nos deparamos hoje exigem lideranças esclarecidas, de horizontes amplos. Profundamente enraizadas nos valores mais nobres da instituição militar, mas simultaneamente capazes de abraçar a dinâmica por vezes vertiginosa do mundo em que vivemos. Formar mentes curiosas e inquiridoras, abertas ao diálogo e interdisciplinar e intercultural, e capazes de inovar e de antever as necessidades do nosso tempo, é uma responsabilidade da maior importância que todos abraçamos, e que requer da parte da Academia e de todas as instâncias de ensino superior militar, um constante esforço de adaptação, que têm vindo a cumprir.».

Leia a intervenção na íntegra