Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-08 às 19h39

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia de apresentação do Dia da Defesa Nacional 2020

«São merecidas umas palavras de agradecimento a todos os que contribuíram, este ano que terminou e que têm contribuído ao longo destes 15 anos, para fazer do Dia da Defesa Nacional um empreendimento de sucesso para a Defesa Nacional e para a cidadania dos jovens portugueses.

O Dia da Defesa Nacional é hoje uma instituição plenamente concretizada na sociedade portuguesa. Com esta cerimónia encerramos um ciclo, com um conjunto muito interessante de observações recolhidas das avaliações dos participantes, e damos início a mais um ano e, por isso, estamos num ótimo momento para refletir. O estudo apresentado pelo Coronel Borlinhas é um excelente ponto de partida para essa reflexão.

Os dados recolhidos de forma sistemática desde 2004 no Dia da Defesa Nacional têm-nos permitido conhecer melhor os jovens que nele participam. Ao longo destes 15 anos, estamos a falar de um universo de mais de 1.2 milhões de jovens que têm participado no Dia da Defesa Nacional. Temos também um número crescente de mulheres e plena paridade, o que é muitíssimo positivo».

Leia a intervenção na íntegra