Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-09-22 às 18h05

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na cerimónia comemorativa dos 60 anos do Instituto Hidrográfico

Comemorar os 60 anos de uma instituição é sempre uma marca de grande importância. Mas se recordarmos as gerações de hidrógrafos que, ao longo da história marítima do nosso país, contribuíram para a solidez do conhecimento que hoje temos em Portugal nesta área, as comemorações deste aniversário do Instituto Hidrográfico trazem uma especial carga de uma herança secular de ligação ao Mar que faz parte da própria tradição do nosso país.

Esta é uma casa que muito orgulha a Defesa Nacional e que orgulha todo o país. Quero em nome do Governo deixar uma palavra de apreço ao ALM Chefe de Estado Maior da Armada e ao Diretor-geral do Instituto Hidrográfico [CALM M Ventura Soares] pela liderança que têm exercido nos destinos desta casa e, na vossa pessoa, expressar o meu agradecimento a todos os que vos antecederam nessas funções.

O IH é hoje uma entidade de referência na produção de conhecimento científico e técnico aplicado na área da hidrografia, oceanografia e cartografia, assim como um polo dinamizador destas atividades junto da comunidade académica, junto das empresas e dos nossos parceiros estratégicos. O IH representa um reforço muito significativo da capacidade nacional de potenciar a nossa localização central no Atlântico e vocação marítima em benefício do nosso país e dos portugueses.