Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-11 às 18h24

Intervenção do Ministro da Defesa Nacional na abertura solene do Colóquio de História Militar

«Gostaria de começar por saudar a Comissão Portuguesa de História Militar pela organização do seu vigésimo oitavo congresso de História Militar e dar as boas vindas a todos os oradores e participantes. A realização anual e ininterrupta, desde 1990, deste evento é um óbvio sinal da vitalidade desta Comissão na promoção e preservação do nosso passado histórico-militar.

Esse dinamismo muito se deve à tenacidade e ao empenho do seu Presidente, o Tenente-General Alexandre de Sousa Pinto, a quem agradeço a sua dedicação à causa da história militar. As outras múltiplas atividades que a Comissão promove, nomeadamente na organização das Jornadas de Memória Militar, no apoio à produção académica de historiografia militar e na representação nacional na Comissão Internacional de História Militar, produzem uma importante dinâmica de reflexão e produção de conhecimento que nos prestigia: prestigia a comunidade da Defesa em Portugal, prestigia o nosso país.

O trabalho da Comissão durante as comemorações da evocação da Grande Guerra, que tiveram o seu auge durante o ano de 2018, foram particularmente relevantes na consolidação de uma memória histórica nacional mais densa, mas que, por via do caráter mundial do antigo império português, nos permitiu também adensar a memória histórica de outros povos, em particular no continente africano, cuja participação na Grande Guerra é frequentemente esquecida no plano internacional».

Leia a intervenção na íntegra
Tags: história