Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-11-30 às 15h22

Intervenção do Ministro da Administração Interna no primeiro Fórum Schengen

Para nós, o Espaço Schengen é a joia da coroa da integração europeia. Para um país como Portugal, que esteve tanto tempo fora da tradição democrática europeia - tivemos o mais longo regime autoritário da Europa, durante 48 anos, até 1974 -, estar integrado no Espaço Económico Europeu e tornar-se membro da União Europeia foi uma das maiores conquistas na consolidação da nossa democracia. É por isso que para nós importa dizer que Schengen - e a sua ideia de um espaço de liberdade, segurança e justiça - é uma das principais conquistas dos valores europeus.

Devemos agora aprender com as experiências destes 35 anos de Espaço Schengen e procurar enfrentar os enormes desafios que todos nós enfrentamos nos últimos meses, com a pandemia Covid-19.

Como disse a Presidente Ursula Von der Leyen, depois de 2015 entrámos numa situação contínua de crise do Espaço Schengen, tanto do lado interno como do lado externo. É por isso que Portugal apoia a ideia de um necessário reforço da governação do Espaço Schengen. E acreditamos que nos próximos Conselhos de Assuntos Internos da União Europeia deverá estar na agenda a atualização dos principais assuntos do Espaço Schengen, nomeadamente a necessária coordenação das políticas nacionais para o seu fortalecimento.

Leia a intervenção na íntegra