Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-05-25 às 20h53

Intervenção do Ministro da Administração Interna no Dia do Guarda Florestal

«Celebrar hoje o Dia do Guarda Florestal significa a afirmação do renascimento deste corpo especial enquadrado hoje na Guarda Nacional Republicana. E fazemo-lo nestes dias em que nos aproximamos do tempo em que são maiores as exigências e é maior a atenção de todos relativamente ao risco que a grande riqueza que é a floresta também comporta.

E faz todo o sentido fazê-lo na cidade de Viseu. No quadro da reorganização do modelo de resposta no âmbito da Proteção Civil, foi instituído um modelo de coordenação regional com base nas 5 regiões em que se estrutura o território continental. No quadro da região centro, foi decidido colocar o centro coordenador desta estrutura na cidade de Viseu.

E permitam-me uma palavra muito pessoal, do quanto é para mim estranho estar aqui na cidade de Viseu, pela primeira vez, em funções oficiais, sem poder contar com a presença amiga do Presidente António Almeida Henriques, que durante tanto tempo marcou esta cidade e a quem tanto devo de amizade, ao longo de mais de duas décadas de relação muito próxima. Também na área da Proteção Civil, contribuiu decididamente para afirmar o papel da cidade de Viseu, não só no contexto local mas também nesta opção pela sua centralidade na região.»

Leia a intervenção na íntegra