Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-05-20 às 15h40

Intervenção do Ministro da Administração Interna no compromisso de honra dos alunos do 15.º Curso de formação de agentes da Polícia de Segurança Pública

«Este é um dia muito especial nas vossas vidas, mas decorre num momento também único na história da PSP e da história do Portugal democrático. Estes 571 homens e mulheres irão fazer o compromisso de honra que marca solenemente a escolha que fizeram - defender o Estado de Direito Democrático, garantir a segurança e a liberdade dos portugueses na PSP - num tempo em que, na parte final da formação e nos desafios com que irão ser confrontados, certamente irá para sempre marcar as vossas memórias.

E é nestes tempos difíceis que as instituições, que os homens e mulheres, melhor provam a sua capacidade de corresponder aos anseios que sobre eles recaem. Esta cerimónia decorre, aliás, num contexto muito singular. Deveriam estar aqui na parada 571 homens e mulheres que, ao longo destes nove meses, frequentaram este 15.º curso e concluíram com aproveitamento a sua formação e irão agora iniciar, nos vários comandos, a sua missão enquanto agentes de polícia.

A pandemia que afeta Portugal, a Europa e o mundo, nos últimos meses, obriga-nos a uma resposta que é um sinal de responsabilidade e de adaptação a estes tempos. Em 37 locais distintos, estão a decorrer cerimónias similares a esta, em que grupos de nunca mais de duas dezenas de agentes, com o distanciamento físico que aqui é evidente, prestam solenemente com a mesma validade, com a mesma dimensão de compromisso e solenidade, o seu compromisso de honra».

Leia a intervenção na íntegra