Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-05-03 às 19h38

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia do Dia da Guarda Nacional Republicana

Celebrar 110 anos de história da Guarda Nacional Republicana é uma homenagem a uma tradição que honra Portugal, a uma força de segurança em que os portugueses confiam, em tempos em que a manifestação da confiança dos portugueses nas suas forças de segurança é um elemento fundamental da afirmação da forma como Portugal tem enfrentado os tempos mais difíceis da nossa vida pública, os tempos mais difíceis da nossa vida em comunidade.

É por isso que, em nome do Sr. Primeiro Ministro, que só por impedimento pessoal não pode estar aqui connosco nesta cerimónia, queria transmitir-lhe a sua solidariedade, reconhecimento e admiração pelo papel da Guarda Nacional Republicana ao longo destes 110 anos, mas sobretudo neste ano tão desafiante para todos os portugueses.

Aliás, estarmos aqui hoje, neste modelo de celebração do Dia da Guarda Nacional Republicana, se não corresponde àquilo que seria a plena reconquista da normalidade de funcionamento da vida em comunidade, nos primeiros dias desde a saída de Portugal da situação de Estado de Emergência em que vivemos desde o passado mês de novembro, é, em si mesmo, um sinal de esperança. Um sinal do reconhecimento pelo percurso que os portugueses souberam, em conjunto, trilhar, e que teve, nas forças de segurança, e designadamente na GNR, um papel fundamental para que os direitos fundamentais fossem assegurados, no quadro da proporcionalidade, da adequação, na forma como foram aplicadas medidas restritivas de direitos, de liberdades e garantias, visando assegurar esse direito fundamental que é o direito à vida.

É com esse regozijo que hoje assinalamos mais um dia - o terceiro nos últimos dez dias - em que nenhum português faleceu de Covid 19, de acordo com os dados ainda hoje reportados.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.