Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-11-10 às 15h39

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia do Compromisso de Honra dos militares do 42.º Curso de Formação de Guardas em Portalegre

Esta cerimónia tão importante na vida daqueles que abraçam defender os portugueses e afirmar o Estado de Direitos Democrático, na Guarda Nacional Republicana, é marcada pelas características muito peculiares deste tempo que estamos a viver. E esta é uma primeira vitória, um primeiro desafio, que torna este 42.º curso muito especial na história da Guarda Nacional Republicana.

Nunca na nossa vivência democrática tínhamos passado por um período de aplicação de um regime excecional como o do Estado de Emergência, em que estamos novamente neste momento. Há mais de um século que o país não era confrontado com uma pandemia de saúde pública de dimensão comparável.

Por isso, a forma como a Guarda Nacional Republicana, como os vossos formadores, mas sobretudo como os 202 formandos deste curso, conseguiram responder a este desafio da incerteza – esta capacidade de adaptação a tempos difíceis e particularmente exigentes – são uma primeira prova de como estão preparados para além daquilo que era a normal formação comum àqueles que, a partir de Portalegre, vão servir Portugal em todo o território nacional. Como estão especialmente preparados para responder aos difíceis desafios com que serão confrontados ao longo da vossa carreira na Guarda Nacional Republicana.

Este curso, que visou corresponder à necessidade de compensar o recrutamento de cerca de 200 militares da Guarda Nacional Republicana para integrar a Unidade Especial de Proteção e Socorro, teve uma característica de curso especial, porque completou os cerca de 600 formandos que terminaram há alguns meses a sua formação na Escola da Guarda em Portalegre.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.