Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-30 às 19h42

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia do 50.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra

«É para mim uma grande honra o convite que me fizeram para estar aqui hoje convosco neste momento de celebração dos 50 anos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Pampilhosa da Serra.

Ser Bombeiro Voluntário é um exemplo em Portugal de dedicação ao próximo, de aposta naquilo que hoje se tende comummente a designar como força viva da sociedade civil. Mas fazer esse voluntariado num espaço como a Pampilhosa da Serra é também uma manifestação de tradição deste concelho, que tem uma população à volta dos 5.000 habitantes e que tem um profundo orgulho na sua identidade e um profundo orgulho nas suas raízes - quer na afirmação que faz aqui, quer na afirmação que os filhos desta terra têm nas fortíssimas associações fora da Pampilhosa e que sempre mantêm onde quer que estejam no país ou até fora de Portugal.

A primeira vez que estive aqui a título oficial foi depois dos incêndios de 2005. E foi aí que conheci o senhor Presidente da Câmara Municipal, que era na altura Comandante dos Bombeiros da Pampilhosa. Tive, nessa altura, a responsabilidade de coordenar o programa de recuperação de infraestruturas, sobretudo as estradas municipais que tinham sido destruídas, primeiro no incêndio e depois com as enxurradas que afetaram muito gravemente esta região e, sobretudo, a Pampilhosa da Serra».

Leia a intervenção na íntegra
Tags: bombeiros