Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-10-27 às 17h14

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia de inauguração da 41.ª Esquadra da PSP na Alta de Lisboa

Nestes tempos tão especiais em que vivemos, que fazem com que esta seja uma cerimónia excecionalíssima, esta inauguração significa um compromisso do Governo com a Câmara de Lisboa, com os autarcas da cidade de Lisboa e com a população desta cidade, na valorização de um dos elementos essenciais para a coesão social, para a qualidade de vida, para a competitividade e para a atratividade da cidade.

A segurança é talvez um dos bens que mais reforça a nossa qualidade de vida e a nossa competitividade. Mas, em regra, só olhamos para ela quando ela não existe ou quando são detetados problemas significativos. E foi muito importante para a cidade de Lisboa nos últimos anos a evolução que se tem registado, e que é visível um pouco por todo o país, que nos levou de 18.º país mais seguro do mundo - uma meritória posição em que estávamos em 2014 - para a consideração, nos dois últimos anos do Global Peace Index, de Portugal como o 3.º país mais seguro e pacífico do mundo. Isso deve-se muito, também, ao trabalho das mulheres e homens que servem Portugal nas Forças de Segurança, neste caso de Lisboa na Polícia de Segurança Pública.

Queria deixar aqui um testemunho de reconhecimento àqueles que, tendo estado em condições de trabalho muito precárias, nunca deixaram de dar o seu melhor contributo para esta comunidade, para esta zona Norte da cidade de Lisboa, garantindo segurança - a segurança de proximidade nas crianças da Escola Segura; a prevenção criminal; a articulação com a Polícia Municipal, num novo equilíbrio de funções; o acompanhamento da solidão urbana, sobretudo de idosos que têm aqui caraterísticas muito peculiares que cabe à polícia identificar, ajudar e enquadrar.

Deixo ainda uma palavra de grande reconhecimento ao Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lisboa e aos autarcas da cidade, por este sentimento de parceria. Compreenderam - e foram motores por exemplo neste equipamento que estamos aqui hoje a inaugurar - a dimensão da importância da segurança nesta cidade. Esta é uma função que é competência de Estado.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.