Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-11-17 às 10h40

Intervenção do Ministro da Administração Interna na cerimónia comemorativa do 154.º aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa da Polícia de Segurança Pública

«Uma primeira palavra de quanto representa um sinal de esperança, sendo hoje possível mesmo neste contexto limitado com algumas restrições, podermos celebrar este aniversário do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS). 

A situação dramática que o mundo, a Europa e Portugal viveram ao longo do último ano e meio, e que não está ainda superada, tem, na sua dimensão de segurança, uma componente essencial e marcou de forma indelével aquilo que foi a atuação da PSP, designadamente do seu Comando Metropolitano de Lisboa durante este ano que hoje estamos aqui a assinalar.

É preciso dizer que a resposta a uma gravíssima crise sanitária, que por ninguém foi antecipada, não estava em nenhum programa de planeamento e de estratégia de nenhum Governo nem de nenhuma instituição de saúde pública. E esta resposta foi, em muitos locais, acompanhada de uma degradação das situações de segurança pública, por graves problemas de ordem pública e por um agravamento daquilo que é a dimensão global de conflitualidade. Isto deve-se a várias razões, mas aqui em Portugal tal não aconteceu. Também em tempo de pandemia, Portugal reforçou a sua imagem como um dos países mais seguros do mundo e a PSP. E hoje é aqui preciso referir que o Comando Metropolitano de Lisboa, pelas áreas de particular pressão demográfica em que exerce a sua competência, não só respondeu durante este tempo de pandemia àquilo que eram todas as suas missões habituais, com a complexidade e com o risco que importa sempre antecipar, como acrescentou a essas respostas tradicionais uma resposta que, como dizia a Comunicação Social em muitas peças, era marcada basicamente por uma intervenção pedagógica ou de sensibilização.»

Leia a intervenção na íntegra