Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-06-24 às 20h45

Intervenção do Ministro da Administração Interna na Cerimónia Comemorativa do 100.º Aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Nelas

«Esta celebração é muito especial porque um centenário significa um compromisso de longo prazo com uma comunidade e um exemplo de sucesso, de abnegação daqueles que, em tempos difíceis, criaram esta associação humanitária, que a consolidaram e que permitiram que ela chegasse com este fulgor e dedicação à comunidade aos tempos de hoje.

Mas é também uma comemoração muito singular, pelos tempos únicos, provavelmente só comparáveis aos de 1920, que em matéria sanitária estamos a viver.

Esta é a primeira celebração pública numa associação de bombeiros em que participo desde o passado mês de fevereiro, quando a emergência, a crise sanitária que, desde 2 de março - quando o primeiro caso foi detetado em Portugal - mudou radicalmente as nossas vidas. E faço-o como sinal de esperança e como testemunho da homenagem a que não podia faltar, fazendo, aqui, uma exceção relativamente àquilo que tem sido a generalizada recomendação de não realização de cerimónias habituais de justa comemoração de aniversários».

Leia a intervenção na íntegra
Tags: bombeiros