Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-12 às 17h52

Intervenção do Ministro da Administração Interna na abertura do ano letivo no Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna

«Este início de ano letivo é um momento marcante nas vossas vidas e naquela que é a história e o papel da PSP, enquanto força policial ao serviço dos valores do Estado de Direito Democrático. A PSP tem uma dimensão singular, com a sua presença nas áreas com uma maior densidade urbana, em que os mais de 20 mil homens e mulheres que servem Portugal na PSP têm um papel decisivo na afirmação de Portugal como um país que é uma referência, pelos seus elevados padrões de segurança, no respeito pelos direitos fundamentais e pela relação de proximidade entre a população e as suas forças de segurança.

Essa dimensão de proximidade é essencial para a confiança nas instituições. A PSP tem essa missão singular de, nas suas várias vertentes, acompanhar os portugueses ao longo de toda a sua vida: das crianças que conhecem o programa Escola Segura até aos idosos que, confrontados com a solidão urbana, encontram na PSP uma voz amiga que os defende.

A PSP tem um papel singular na prevenção e na repressão da criminalidade. Um papel decisivo naquela que é a afirmação da segurança na circulação, sobretudo, em áreas urbanas. E contribuiu decisivamente para a evolução, marcadamente positiva, que Portugal viu ser reconhecida ao longo dos últimos anos, evoluindo da qualificação como 18.º país mais seguro do mundo, em 2014, até ao recente reconhecimento como o 3.º país mais seguro pelo Global Peace Index».

Leia a intervenção na íntegra