Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-06-05 às 12h00

Intervenção de encerramento do Ministro do Ambiente e da Ação Climática no debate de urgência sobre justiça climática na Assembleia da República

«A pandemia da covid-19 começou por ser uma crise de saúde pública. Tornou-se numa profunda crise económica e social e revelou fragilidades da nossa sociedade que não podemos ignorar. A emergência ambiental, os desafios das alterações climáticas e a perda de biodiversidade, não desapareceram nestes últimos meses. Continuam a ser urgentes.
 
A recuperação económica terá, assim, de ser um catalisador de bem-estar social, da competitividade empresarial e da sustentabilidade ambiental. A nossa convicção é que a transição para uma economia verde e justa pode ser o motor da recuperação económica.

Não é apenas a nossa convicção. É também a mensagem central da Comissão Europeia, que colocou o Pacto Ecológico Europeu no centro da estratégia de recuperação da Europa. O Plano de Recuperação da União Europeia, proposta apresentada na semana passada, prevê um novo instrumento de recuperação que atinge os 750 mil milhões de euros, até 2027. Com que objetivo? O de construir uma Europa mais sustentável, mais resiliente e equitativa, apostando no avanço de uma economia verde e digital. São também os nossos objetivos, sinal de forte alinhamento com a agenda europeia.

A nossa estratégia está em linha com as prioridades que a Comissão Europeia identificou. Este é o momento de transformar a crise em mudança e de preparar em Portugal um choque de investimentos públicos sustentáveis, que permitam dinamizar a economia de imediato».

Leia a intervenção na íntegra