Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-12-10 às 20h58

Intervenção da Secretária de Estado do Ambiente na Expo Água Lisboa

«Antes de mais, quero agradecer o convite que me foi endereçado para encerrar este primeiro dia de trabalhos de um fórum que já vai na sua décima quarta edição e que tem vindo a ser, cada vez mais, um ponto de encontro anual para a reflexão conjunta sobre este setor.

Para aqueles que não me conhecem (ainda), chamo-me Inês Costa, sou engenheira do ambiente, e acredito que as «contas certa» também devem ser feitas com o nosso principal fornecedor de materiais e serviços – a biosfera.

E, se me permitem o desabafo, o que este mês e meio ao comando da Secretaria de Estado do Ambiente tem demonstrado é que seria, com certeza, um teste no mínimo interessante se outros membros do governo pudessem passar por esta experiência. Isto porque temos contacto direto com as consequências que existem quando não se internalizam critérios de desempenho ambiental nos planos de desenvolvimento ou de negócio de empresas, regiões ou municípios – por ser caro, burocrático, difícil ou "porque nos tira competitividade».

Leia a intervenção na íntegra

Tags: ambiente