Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-07-24 às 13h16

Intervenção da Secretária de Estado do Ambiente na cerimónia de assinatura dos contratos dos projetos-piloto de Sistema de Reembolso de Depósitos para Garrafas e Bebidas

A promoção da Economia Circular, do qual este projeto faz parte, com uma dotação de cerca de 12 milhões de euros, onde apoiámos a redução do uso de materiais, energia e água no setor da construção e a redução do lixo marinho. Na valorização do território, com uma dotação de 2.2 milhões de euros e apoiamos as reservas da biosfera. Na Descarbonização da Sociedade, com uma dotação de 11,7 milhões de euros, em medidas de adaptação, em soluções tecnológicas de baixo carbono e de mitigação às alterações climáticas em cidades.

Senhoras e Senhores,

De manhã tive o privilégio de estar presente na apresentação do projeto irmão destes projetos de sistemas de depósito, sendo que esse financiado pelo Fundo Ambiental.

Em conjunto, todos estes projetos veem ao encontro da nossa ambição, que também é a ambição da União Europeia, de avançarmos para uma economia circular.

A Diretiva sobre os Plásticos de Uso Único e a Diretiva Resíduos – atualmente a ser trabalhada a sua transposição para o nosso sistema nacional – trazem consigo uma disrupção que temos o dever de acompanhar, porque a competitividade da economia nacional também se faz de bem-estar social e de preservação do sistema ambiental.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.