Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-28 às 12h39

Intervenção da Secretária de Estado do Ambiente na abertura da Conferência Anual da APREN | Portugal Renewable Summit

«Para aqueles que ainda não me conhecem, chamo-me Inês Costa. Sou Engenheira do Ambiente. Acredito que o objetivo de uma economia é o de garantir o bem-estar social da sua comunidade, dentro dos limites ecológicos do sistema ambiental que os suporta.

E, ao contrário do que muitos economistas defendem, eu não acredito que a principal característica que nos define enquanto espécie seja o interesse pessoal e a maximização racional, mas sim a capacidade de colaborar e de confiar no próximo para ultrapassar desafios e prosperar.

Aceitei o convite para abrir esta Conferência com o objetivo de vos deixar uma pergunta: "Se de hoje para amanhã a nossa produção de energia fosse 100% renovável, do ponto de vista ambiental significa que eu posso ter a luz da minha casa sempre acesa? O carro sempre ligado? A fábrica sempre a produzir?"
Existe entre muitos a ideia de que basta trocar combustíveis fósseis por energias renováveis para que todos os nossos problemas se resolvam; energia limpa, acessível e abundante para as nossas necessidades».

Leia a intervenção na íntegra