Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-03-08 às 20h20

Intervenção da Secretária de Estado de Recursos Humanos e Antigos Combatentes nas comemorações do Dia Internacional da Mulher no Exército e da visita à Escola de Sargentos do Exército

«Esta é a primeira cerimónia relativa ao Dia Internacional da Mulher a que tenho a honra de presidir na Defesa Nacional. É com muito gosto que o faço, aqui, na Escola de Sargentos do Exército, nesta que é também a região dos meus afetos.

Sendo uma mulher na Defesa Nacional e estando diretamente envolvida com as questões relativas à Igualdade, esta efeméride é-me particularmente querida.
A igualdade entre homens e mulheres é um imperativo constitucional da nossa sociedade democrática, que se tem traduzido em avanços significativos para todos, ao longo das últimas décadas.

Isso significou, por exemplo, que as mulheres puderam ingressar nas Forças Armadas, significou que muitas civis integraram os quadros das Forças Armadas, constituindo uma base de enorme valor para as instituições. Significou, num outro exemplo de medida amiga da igualdade, que mais homens passaram a gozar das licenças de parentalidade e puderam, assim, desempenhar um papel mais presente na vida familiar – uma parte onde as mulheres continuam a despender mais horas de trabalho do que os homens».

Leia a intervenção na íntegra