Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-09-08 às 18h44

Intervenção da Secretária de Estado da Valorização do Interior no Colóquio «A Inovação e a Mecanização Rumo ao Futuro»

Os desafios que o setor enfrenta são inúmeros, desde logo o de dar resposta à necessidade de produzir os alimentos necessários para satisfazer as necessidades de milhões de pessoas, proporcionando dietas saudáveis e acessíveis a todos. Os desafios do setor deverão ser compaginados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável descritos na Agenda 2030 da ONU, no Pacto Ecológico Europeu (Green Deal) ou no Horizonte Europa, além do importante programa Do Prado ao Prato - uma nova era do setor agroalimentar. 

Para a manutenção dos sistemas sustentáveis de produção de alimentos é necessário garantir práticas que aumentem a produtividade e a produção, que ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às alterações climáticas, às condições meteorológicas extremas e que melhorem progressivamente a qualidade do solo. É também fundamental manter a diversidade genética e garantir o acesso e a repartição justa e equitativa dos benefícios decorrentes da utilização dos recursos genéticos e conhecimentos tradicionais associados.

A par do desafio do aumento de produção, temos também o desafio de incrementar valor às produções e consequente rendimento dos produtores. Neste contexto, em Portugal o setor agroflorestal fornece das mais distintivas marcas do nosso território representado pela excelência dos produtos. O desafio de fazer crescer o valor da produção nacional dando continuidade à preservação destes ecossistemas exige uma forte aposta no desenvolvimento de estratégias baseadas na sustentabilidade, competitividade e inovação. 

Leia a intervenção na íntegra