Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-03-02 às 13h34

Intervenção da Secretária de Estado da Justiça na apresentação do Plano Justiça mais Próxima 2020/2023

Decorridos quatro anos de implementação do primeiro Plano Justiça + Próxima, o caminho iniciado leva Portugal na direção de um espaço de justiça efetiva e em tempo útil para todos, com menos barreiras, mais eficiente, mais humano e mais disponível para a inovação, colocando as pessoas no centro de todo o processo.

O novo Plano Justiça + Próxima 20|23 parte, pois, da matriz de sucesso do plano anterior, assente nos pilares da eficiência, da humanização, da inovação e da proximidade, e na garantia de permanente de monitorização e acompanhamento da execução das 140 medidas agora incluídas.

O foco nas necessidades do "Cidadão", a metodologia de experimentação, a assunção do "digital by default" e a prática de solicitar ao Cidadão apenas o que é essencial - "only once" - a interoperabilidade com outros setores e o reaproveitamento de soluções, são alguns dos princípios que já existiam, mas agora ainda mais reforçados. 

As diferenças resultam da herança acumulada, da importância de cimentar a cultura de mudança em curso e da ambição entusiástica que esta fomentou.

Leia a intervenção na íntegra