Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-02-11 às 18h21

Intervenção da Secretária de Estado da Inovação e da Modernização Administrativa no Seminário Internacional Desafios para a Modernização do Estado Escola Nacional de Administração Pública em Brasília

É com enorme satisfação que estou neste seminário e agradeço o convite que me foi dirigido.

Estou aqui para vos dar a conhecer a experiência portuguesa e os desafios que se colocam atualmente ao Governo Português nas matérias da inovação e da modernização. E vou começar apresentando um pequeno filme que permite partilhar alguns dos principais resultados que temos alcançado.

Este filme demonstra que o esforço de inovação e modernização em Portugal assenta em aspetos que são comuns aos países democráticos e modernos. Colocar as pessoas no centro da sua agenda, para proporcionar uma vida digna numa sociedade justa. Ter o seu lugar no mundo, com uma economia robusta e inovadora, capaz de se posicionar num mundo cada vez mais digital. E assumir um contributo para uma agenda comum e global, que vincula os países aos objetivos e aos desafios do desenvolvimento sustentável.

Tendo assistido às intervenções do dia de hoje, posso afirmar que são muitos os pontos que nos unem, nos desafios e nas abordagens. Por isso, vou partilhar convosco cinco ideias fundamentais. Cinco apostas deste governo, que dão continuidade a um percurso de modernização que muito nos orgulha e que nos permitirão avançar para novos patamares de desenvolvimento do Estado e da administração pública.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.