Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-28 às 17h44

Intervenção da Secretária de Estado da Educação na sessão de abertura do seminário internacional «Apostar na Inovação - Construir Futuros»

Quando envolvemos todos os agentes educativos e atores que estudam as matérias da educação para além da linha do horizonte, estamos e bem, a libertar a educação do imediatismo e a abrir novas fronteiras, porque o mundo é sempre pequeno para "quem ficou".


A Educação é uma aposta no futuro. Um futuro que passa inevitavelmente pela inovação!
Na verdade, uma economia que assente no conhecimento e na inovação exige também processos de aprendizagem e qualificação que valorizem crescentemente a aquisição e o desenvolvimento de novas competências, em contextos e de formas inovadoras.


Há, assim, que valorizar os contextos de aprendizagem e os perfis de competências, mas também fomentar uma cultura de inovação pedagógica!


Nesta era de profunda e complexa mudança à escala global, em que as novas tecnologias ganham relevo e transformam o planeta, a diversos níveis, desde o laboral ao ambiental, a Educação continua a desempenhar um papel fundamental ao serviço do Conhecimento.


Sabemos como o Conhecimento é importante e está na base do progresso social, económico, cultural e científico.


Leia a intervenção na íntegra em anexo.