Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-07-07 às 16h02

Intervenção da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural no aniversário da inscrição do Real Edifício de Mafra como património mundial da UNESCO

O dia 7 de julho de 2019 foi, como o Senhor Primeiro Ministro realçou, um motivo de grande orgulho para Portugal, com a classificação como património mundial da UNESCO do Santuário do Bom Jesus de Braga e, claro, do Real Edifício de Mafra.

Estas classificações vieram reconhecer algo que as populações de Braga e Mafra, bem como os demais portugueses já conheciam, que estes dois magníficos monumentos são testemunhos vivos da nossa história, património e cultura. Renovo, por isso, as minhas felicitações a todos os que arduamente trabalharam para que esta classificação fosse possível.

O Real Edifício de Mafra, formado pelo Palácio que cerca a Basílica, pelo Convento, pelo Jardim e pela Tapada, são testemunho edificado de uma época singular da história portuguesa, marcada por um desenvolvimento cultural e económico quase sem par. Mafra é, por isso, testemunho do lugar cimeiro a que o reinado de D. João V elevou a cultura portuguesa e cujo impacto hoje, séculos depois, ainda podemos sentir.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.