Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-06-24 às 9h42

Intervenção da Secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural na Sessão Solene «Dia Um de Portugal»

«Hoje assinalamos um dia que é de Guimarães, mas que é também de Portugal. Com a vitória na Batalha de S. Mamede tinha início o processo irreversível de autonomia do Condado Portucalense que culminaria no Tratado de Zamora e, posteriormente, na Bula do Papa Alexandre III. O 24 de junho de 1128 é, assim, uma data fundamental do nascimento de Portugal.

É, por isso, com felicidade que esta tarde participo nesta sessão solene que assinala a "primeira tarde portuguesa", decisiva para o curso dos acontecimentos da nossa história e, por isso, da nossa cultura. Recordamos hoje os homens que no campo de São Mamede se juntaram ao Infante Afonso e forjaram a primeira vitória portuguesa, mas recordamos também o legado que nos deixaram e ao qual chamamos país.

O que somos, enquanto identidade, vem de antes, das culturas que por aqui passaram, da presença romana e islâmica, entre muitas outras, mas o que somos, em parte, começou há exatamente 892 anos, aqui em Guimarães. O que somos, enquanto cultura, representa o que estes homens tornaram possível, mas representa também a nossa resposta e a nossa responsabilidade perante a história que nos fez. »

Leia a intervenção na íntegra

Tags: património