Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-10 às 14h17

Intervenção da Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no debate na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2020

«O Orçamento do Estado para 2020 é um orçamento que, graças à continuidade, aposta no futuro.

Conseguimos, nos últimos 4 anos, como país, criar, com diálogo, um clima de confiança e de investimento com grande capacidade de criação de emprego.

Diálogo entre partidos políticos.

Diálogo entre parceiros sociais.

Diálogo entre gerações.

Com resultados evidentes na sustentabilidade financeira e na sustentabilidade social do nosso modelo de desenvolvimento.

Os números são evidentes.

Nos últimos 4 anos, tivemos um aumento de 730 mil pessoas com contribuições para a Segurança Social, tendo atingido em 2019 o valor recorde de 4 milhões e 600 mil pessoas com contribuições e quotizações.

Fruto deste aumento de emprego e de rendimentos declarados, atingimos, no final de 2019, o valor recorde global de contribuições para a Segurança Social, que ultrapassou pela primeira vez 18 mil milhões de euros (um aumento de 30% face a 2015).

Também o Fundo de Estabilização Financeira da Segurança Social ultrapassou pela primeira vez os 20 mil milhões de euros, tendo ganho 29 anos face às projeções do OE 2015.

Garantindo maior confiança ao sistema e às gerações mais novas.»

Leia a intervenção na íntegra em anexo.