Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-11-23 às 11h32

Intervenção da Ministra de Estado e da Presidência na Conferência Anual de Cibersegurança «C-Days 2020»

«Em junho de 2019, muitos de nós estivemos juntos na quinta edição do C-Days, que voltava a sair de Lisboa para levar a outros pontos do país a discussão sobre as principais questões da cibersegurança. A conferência visitava o Porto, um centro de excelência na produção de conhecimento sobre as tecnologias de informação através da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, que se associa também à edição deste ano.

 

As circunstâncias em que nos encontramos ditaram que esta edição assumisse um formato e um significado diferente. A noção de distância espacial desapareceu enquanto passámos a ter de ficar em casa para fazer uma reunião de trabalho, frequentar uma aula, assistir a uma conferência, ou até para nos reunirmos em família ou com os nossos amigos, usando para isso um dispositivo ligado a uma rede de comunicação de dados que nos permite chegar a vários sítios ao mesmo tempo. Tivemos de aprender novas formas de estarmos juntos – mas à distância.

 

A situação excecional que vivemos empurrou-nos para um uso ainda mais intenso do Digital no trabalho, na economia e nas relações pessoais, para que o distanciamento físico que se impunha não nos impedisse de funcionar como sociedade.» 


Leia a intervenção na íntegra


Vale a versão proferida