Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-11-06 às 10h28

Intervenção da Ministra de Estado e da Presidência na audição parlamentar no âmbito da apreciação na especialidade do Orçamento do Estado para 2021

«O Orçamento do Estado para 2021 é, como não podia deixar de ser, um exercício marcado pela pandemia que vivemos. Este Orçamento faz um equilíbrio entre a adaptação das respostas à emergência da crise sanitária e a continuidade do trabalho que não perdeu urgência. Nesta área governativa, as políticas de promoção da igualdade e combate às discriminações bem como as políticas de integração não só não perderam urgência como se tornaram ainda mais relevantes.

O Orçamento do Estado para 2021 é um orçamento que dá respostas aos múltiplos impactos imediatos da pandemia. Mas é também um orçamento que enfrenta os desafios do presente e constrói o futuro. Um orçamento que não esquece que a recuperação do país terá de passar pelo investimento para enfrentar os quatro desafios estratégicos identificados no Programa do Governo: Alterações Climáticas; Transição Digital; Demografia e Desigualdades.»

Leia a intervenção na íntegra