Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-01-26 às 15h46

Intervenção da Ministra de Estado e da Presidência na apresentação das prioridades da presidência da UE à Comissão dos Direitos das Mulheres e Igualdade dos Géneros do Parlamento Europeu

O reforço do modelo social europeu é da maior importância numa altura como esta. Como referi e bem sabem, as crises não afetam todos da mesma forma, as grandes crises tornam ainda mais evidentes as desigualdades que já existem e são muito mais duras para os mais vulneráveis.
 
Temos, então, de garantir que a dupla transição, climática e digital, se realiza de forma inclusiva e sem deixar ninguém para trás.

(...)

O objetivo é, por isso, dar impulso político à concretização do Pilar Europeu dos Direitos Sociais na vida dos cidadãos europeus, dando-lhes a confiança de que as mudanças que vivemos não são ameaças, mas sim uma oportunidade.

Neste sentido, é também crucial sermos firmes na implementação da agenda da igualdade e garantir que esta seja cumprida enquanto valor fundamental da União e princípio basilar do modelo social europeu.


Leia a intervenção na íntegra