Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-07-01 às 11h55

Intervenção da Ministra de Estado e da Presidência na Comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias

«O País tem vivido tempos exigentes para todos os cidadãos afetados pelas múltiplas consequências da pandemia. Desde logo, para todos os que perderam familiares e amigos, mas também pelas suas consequências na saúde de todos os atingidos pelo vírus, no seu impacto nos rendimentos das famílias, nos percursos escolares das crianças e jovens, na convivência familiar. Em suma, nas múltiplas dimensões dos nossos projetos de vida em sociedade.

Como todas as crises, a crise que vivemos em resultado da pandemia da doença Covid-19 é uma crise com impactos que agravam as desigualdades. Desigualdades de rendimento, desigualdades nas condições de vida, desigualdades educativas, desigualdades de género. Todos os que antes da crise já viviam situações mais precárias e vulneráveis sofrem hoje se forma mais significativa os seus impactos.
 
Na audição regimental do passado dia 13 de maio, num momento em que o país vivia o início do processo de desconfinamento, tivemos oportunidade de transmitir duas grandes preocupações no que diz respeito à área da Cidadania e Igualdade»

Leia a intervenção na íntegra