Saltar para conteúdo

Intervenções

2021-04-12 às 15h46

Intervenção da Ministra da Justiça na sessão de apresentação da edição de 2021 do Relatório de Avaliação da Ameaça do Crime Grave e Organizado na UE (SOCTA) da Europol

Agradeço a todos a vossa presença neste evento, em particular à Senhora Comissária Yohansson e à Senhora Diretora Executiva De Bolle, por se terem deslocado a Lisboa para a apresentação do Relatório SOCTA 2021.

A vossa presença, que muito nos honra é, por um lado, um bom sinal no que respeita à evolução positiva do controlo da pandemia em Portugal, que tem exigido de todos, incluindo das várias polícias, um enorme esforço e resiliência, e também, por outro, um exemplo das excelentes relações entre a Comissão e a Presidência Portuguesa e entre a Europol e a Polícia Judiciária.

Quero também dirigir uma palavra de agradecimento ao Senhor Diretor Nacional da Polícia Judiciária pelo apoio prestado na organização deste evento durante a presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

O aprofundamento do espaço de Liberdade, Segurança e Justiça reclama de todos nós todos os esforços para construção de uma Europa onde os cidadãos se sintam seguros, livres e protegidos e onde possam exercer plenamente os seus direitos. Uma Europa que promova uma Justiça para todos, garanta o respeito pelos direitos humanos e proteja as vítimas de crimes.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.