Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-03-29 às 11h02

Intervenção da Ministra da Cultura no encontro nacional «Universidade e Cultura»

«Em dezembro do ano passado tive a oportunidade – e o prazer – de participar na Cerimónia de Abertura do Encontro Nacional «Universidade e Cultura», que serviu como antecâmara desta Conferência e, por isso, quero começar por manifestar o entusiamo com que, poucos meses volvidos, estamos a dar continuidade a este debate tão fundamental, agora no contexto da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Agradeço, por isso, à à organização desta iniciativa coordenada e articulada pela Reitoria da Universidade do Porto e pelo Plano Nacional das Artes, que vem dar corpo a uma simbiose entre a comunidade académica e a cultura que é antiga e óbvia, mas que queremos promover de forma cada vez mais intensa. 

Este novo Encontro, agora à escala europeia, é uma concretização do compromisso de alargar o Plano Nacional das Artes às Instituições do Ensino Superior e Politécnico, garantindo que a cultura é uma presença permanente em todas as fases da educação dos alunos. Ao permitir que a cultura se torne uma presença permanente e ativa em todas as fases da educação e da formação dos nossos alunos do ensino superior, universitário e politécnico.»

Leia a intervenção na íntegra