Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-02-02 às 17h58

Intervenção da Ministra da Cultura na inauguração dos Carrilhões do Palácio Nacional de Mafra

Assinalamos hoje um dia muito importante para o património da Vila de Mafra e, por isso, para um património cultural que é de Portugal e da humanidade.

Com este projeto de reabilitação dos sinos e das torres sineiras, iniciado em Maio de 2018 e agora concluído, foi feito um investimento de quase dois milhões de euros que garantiu a operacionalidade do carrilhão da Torre Sul e, assim, devolveu ao Palácio Nacional de Mafra o seu papel ímpar a nível mundial no campo dos instrumentos musicais integrados em património arquitetónico.

A importância do investimento aqui feito reconstrói em plena função este instrumento musical histórico e símbolo da Vila de Mafra e do próspero reinado de D. João V. Mas, mais que isso, ele insere-se num projeto que, através da música, procura ampliar, potenciar e criar novos diálogos com o Património Cultural aqui edificado. Nesta perspetiva, o património não é matéria estática mas dinâmica, passado que se torna presente e futuro, veículo transformador da sociedade e do território, dando um contributo fundamental para a salvaguarda e o estudo do património cultural, mas igualmente para o desenvolvimento económico.

Leia a intervenção na íntegra
Tags: património