Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-12 às 18h29

Intervenção da Ministra da Cultura na inauguração da exposição «Lugares de Sophia»

«Agradeço o convite para participar nesta cerimónia de inauguração, que tanto me honra, como me empenha. Com esta iniciativa damos continuidade às comemorações do Centenário do Nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen, uma iniciativa a que o Ministério da Cultura, desde cedo e com o maior entusiasmo, se associou.

Não há cultura sem capacidade de recordar, seja enquanto gesto geral de memória, seja enquanto gratidão e admiração por aqueles que, com as suas obras, construíram parte da nossa cultura. Ao longo de 2019 temos prestado tributo à memória de Sophia, divulgando a sua obra e evocado um dos percursos públicos mais notáveis do século XX português, tanto enquanto testemunho literário, como enquanto figura moral e atitude cívica.

Os meus parabéns à organização do Centenário, por uma programação vasta e diversa, que tem deixado uma marca significativa nas atividades culturais deste ano, realçando, assim, todas as dimensões em que o percurso e a obra de Sophia se destacaram e os diálogos que a sua obra motivou e continua a motivar».

Leia a intervenção na íntegra
Tags: literatura