Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-11-04 às 11h31

Intervenção da Ministra da Cultura na Conferência Women@CISAC

«Bom dia a todos e boas-vindas a todos aqueles que aqui se deslocaram para participar nesta conferência. É sempre um privilégio podermos receber no nosso país estes fóruns de partilha de conhecimentos e experiências, mas muito em particular, é um privilégio o de poder abrir uma conferência dedicada a este tema, o qual aproveito para agradecer à organização. O meu sincero agradecimento à CISAC, à SPA e à Culturgest pelo convite e pelo acolhimento, que tanto me honra, quanto me empenha.

O debate que ao longo dos dias de hoje e amanhã terá lugar, deve ocupar uma centralidade inquestionável na agenda de qualquer pessoa com responsabilidade na definição e execução de políticas culturais, tanto a nível local, como nacional ou internacional. Mas a mim, muito pessoalmente, enquanto mulher que assumiu temporariamente esta tarefa de coordenar a área governamental da cultura, é um tema que me responsabiliza, me anima e com o qual me comprometo.

Promover a igualdade de género no setor da cultura e, muito em particular, nas indústrias criativas, é uma missão que enquadramos tanto no conhecimento do passado e de uma memória que vale a pena transmitir, como face ao futuro, conferindo visibilidade e reconhecimento às mulheres artistas, às mulheres criativas e à capacidade de imaginar e de concretizar no feminino».

Leia a intervenção na íntegra
Tags: igualdade