Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-28 às 12h16

Intervenção da Ministra da Cultura na apresentação das obras de arte da coleção BPN a integrar na Coleção de Arte do Estado

Há dias, no Parlamento, assumimos uma estratégia clara para a concretização de um compromisso transformador para a área da cultura. Um compromisso que, na arte contemporânea, tem o objetivo concreto de construir um país culturalmente mais coeso, no qual artistas tenham mais e melhores condições de criação e no qual exista uma verdadeira fruição pública da arte, como realidade e não apenas como um propósito enunciativo.

A estratégia deste Governo e o projeto que temos vindo a implementar demonstram como, a cada passo, um compromisso se transforma em prática e as intenções dão lugar a soluções e a medidas que, verdadeiramente, promovem um acesso alargado, democrático e participado à criação artística.

Esta cerimónia é símbolo deste compromisso traduzido em soluções concretas. Mas é símbolo também de que este objetivo não se resume à área governativa da cultura, sendo transversal e contando com o apoio de outras áreas como, aqui, é o caso das Finanças. O meu agradecimento ao Senhor Ministro de Estado e das Finanças não só por marcar presença nesta cerimónia em que a Cultura e as Finanças se associam em prol da arte contemporânea portuguesa, mas pelo trabalho conjunto entre as nossas áreas que permitiu resolver um problema que há muito pedia esta solução e que, hoje, tornou possível a cedência desta coleção ao Ministério da Cultura, enriquecendo significativamente a Coleção de Arte Contemporânea do Estado.

Leia a intervenção na íntegra
Tags: arte