Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-03-06 às 16h36

Intervenção da Ministra da Coesão Territorial na inauguração do Centro de Engenharia da Axians no Centro de Empresas Inovadoras

Esta medida, a Semana Digital, é um excelente exemplo do bom trabalho que tem vindo a ser desenvolvido para dinamizar e atrair investimento tecnológico e digital em setores de valor acrescentado, bem como para a criação de postos de trabalho altamente qualificados no País, e especialmente das regiões do Interior.

Esse trabalho dá frutos; a Axians soube ver isso mesmo, e aproveitou a oportunidade. Uma empresa que está em 23 países e conta com mais de 11 mil trabalhadores, a Axians é, como sabemos, uma das maiores empresas do mundo em matéria de infraestruturas tecnológicas e soluções digitais. É um enorme orgulho para a Ministra da Coesão Territorial e, acredito, para todos os albicastrenses, aqui representados na pessoa do Sr. Presidente da Câmara de Castelo Branco, que cumprimento com afeto, acolher aqui esta empresa.

Não são só os 80 trabalhadores altamente qualificados que irão trabalhar aqui em Castelo Branco, nem é só o impacto económico que esta empresa trará para o concelho e para o distrito. É muito mais do que isso. É o reconhecimento de todo o esforço e dedicação dos agentes regionais, dos poderes públicos locais, da academia e do setor privado que, de forma concertada e motivada, conseguem fazer frente à adversidade e catalisar todas as potencialidades que traz o Interior: gente dinâmica, proximidade ao mercado ibérico e europeu, vias de transporte modernas e condições de contexto inigualáveis em toda a Europa.

Leia a intervenção na íntegra em anexo.