Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-09-29 às 12h54

Discurso do Secretário de Estado das Infraestruturas no âmbito do Programa Revive Ferrovia

«É com muita satisfação que nos encontramos aqui hoje neste lugar cheio de memórias de um passado em que o caminho de ferro assumia verdadeiramente o grande objetivo de ligar o território nacional em pleno.

A desativação desta estação ferroviária, que foi inaugurada em 1925, é apenas um dos muitos exemplos que tivemos no país de abandono da aposta na ferrovia, que hoje estamos de forma determinada a inverter. Mas hoje, com este protocolo que aqui assinamos estamos também a assumir mais um compromisso para um objetivo comum de gestão do território.

O acordo que hoje se vai assinar, entre a IP Património e a Turismo Fundos, é um bom exemplo da cooperação entre entidades para a dinamização da nossa economia e do nosso património. E é também um exemplo da aposta que o Governo quer fazer no Turismo Ferroviário, permitindo a concessão destas estações desativadas para que possam ser requalificadas e usadas para fins turísticos.

O Governo assumiu para este ano de 2020 a aposta neste tipo de turismo, aproveitando as muitas potencialidades que temos no nosso território, incentivando a capacitação de Portugal como destino turístico sustentável e inteligente. O turismo ferroviário tem sido uma realidade na CP, com a oferta de comboios históricos no Douro, mas também no Vouga, revestindo-se de grande sucesso mesmo num ano de pandemia como aquele que enfrentámos».

Leia a intervenção na íntegra