Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2019-10-26 às 12h02

Discurso do Primeiro-Ministro na tomada de posse do XXII Governo Constitucional

Quatros anos volvidos, reunimo-nos novamente nesta sala para a tomada de posse de um novo Governo. O cenário é o mesmo, a ocasião é igualmente solene, o juramento que prestamos reveste idêntica seriedade, mas o país que assumimos agora a responsabilidade de governar é bem diferente.

Portugal voltou a crescer acima da média europeia, alcançámos os défices mais baixos da Democracia, recuperámos a credibilidade internacional na capacidade de redução da dívida pública e reforçámos em mais 22 anos a sustentabilidade do sistema de Segurança Social.

A normalidade constitucional foi retomada, a tranquilidade foi devolvida ao quotidiano dos portugueses, com a recuperação de direitos, salários, pensões e prestações sociais, a estabilidade regressou ao sistema financeiro e as empresas alcançaram maior autonomia.

Foi o conjunto destes fatores que devolveu a confiança necessária a um círculo virtuoso de forte investimento, o qual nos permitiu cumprir o triplo objetivo de mais crescimento, melhor emprego, maior igualdade… Com contas certas.

Leia o discurso na íntegra