Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-01-10 às 17h03

Discurso do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital no encerramento do debate na generalidade do Orçamento do Estado para 2020

Dentro de alguns minutos, o Parlamento pronunciar-se-á sobre a proposta de Lei de Orçamento de Estado que lhe foi apresentada pelo Governo. É o primeiro dos orçamentos a ser votado nesta legislatura e, deste modo, assinala um novo ciclo político e na vida do país. 
 
A primeira nota que resulta do debate deve ser para sublinhar a grande mudança na forma como hoje, em Portugal, se discute uma proposta de orçamento. Essa mudança decorre do trabalho desenvolvido durante a legislatura anterior. Ao longo de quatro orçamentos, construídos em estreito diálogo entre o Governo e o Parlamento, foi possível transformar profundamente a perspetiva que os portugueses e o mundo têm sobre Portugal. 
 
Há quatro anos, quando se discutiu o primeiro orçamento da anterior legislatura, as questões que angustiavam as bancadas que se sentam à nossa direita prendiam-se com aquilo que caraterizavam como o irrealista otimismo das projeções de crescimento e de emprego; hoje, do mesmo lado, as críticas centram-se na suposta pouca ambição dos objetivos de crescimento económico. 

Leia a intervenção na íntegra