Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-10-09 às 16h33

Discurso do Ministro da Administração Interna na inauguração do posto da GNR de Alpedrinha, Fundão

A Guarda Nacional Republicana desempenha, no nosso modelo de sistema de forças de segurança, no nosso modelo de Segurança Interna, uma função muito peculiar. É verdadeiramente a polícia do território. É aquela estrutura do nosso Sistema de Segurança Interna que tem uma capilaridade de presença única. 

A Guarda Nacional Republicana está presente em todos os municípios do chamado Interior – não há um em que não esteja – e está presente em muitos locais, como a freguesia de Alpedrinha, com um património histórico, um património cultural, uma história agrícola e rural, que justamente os enobrece. O desenvolvimento leva a que hoje seja menos conhecida, mas aquilo que lhes garanto e hoje reafirmamos – o Ministério da Administração Interna e a Guarda Nacional Republicana – é que não é esquecida. 

Por isso, diria que assinalo conjuntamente e reafirmo três compromissos do Governo que são concretizados pelo Ministério da Administração Interna: um compromisso com o Interior, um compromisso com a segurança dos portugueses e, especificamente, um compromisso com a Guarda Nacional Republicana.

Leia a intervenção na íntegra