Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-12-17 às 17h22

Discurso da Secretária de Estado para a Integração e Migrações no lançamento do Relatório Anual Indicadores de Integração de Imigrantes 2021

Estas medidas reconhecem igualmente a importância da migração na nossa sociedade e que, como evidenciado no relatório, sem os imigrantes alguns setores económicos e atividades entrariam em colapso. O relatório identifica uma melhoria no risco de pobreza e exclusão social dos imigrantes, e a diminuição da distância face aos nacionais:
  • De 2013 até 2020 deu-se uma descida de 29% na taxa de risco de pobreza dos estrangeiros, agora nos 20%, apenas 1 ponto acima dos nacionais, por comparação à distância de 23 pontos em 2013, ano em que este valor teve maior expressão.
Ainda, gostaria também de realçar que, num ano atípico de prestações sociais, a segurança social beneficiou 802 milhões de euros com as prestações de imigrantes. Portugal é um dos poucos países no mundo que apresenta este indicador, que se deve ao rigor da investigação desenvolvida pelo Observatório.

Leia a intervenção na íntegra
Tags: imigração