Saltar para conteúdo

Intervenções

2020-12-08 às 10h21

Discurso da Ministra da Cultura na conferência digital sobre igualdade de género na cultura europeia e nos meios de comunicação social

Durante a Presidência Portuguesa do Conselho, continuaremos o caminho percorrido pela Presidência Alemã para a Igualdade de Género na Europa.

A Presidência Portuguesa do Conselho terá uma exposição de arte muito importante dedicada à representação de mulheres artistas no nosso país, desde o início do século XX até agora. 

Esta exposição irá mostrar a extraordinária criatividade feminina portuguesa nas artes, revelando a nossa identidade artística e a nossa história recente através dos olhos das mulheres artistas. 

A criatividade feminina abrangeu, e continua a abranger, o nosso património cultural com grandes e valiosas obras. Numa narrativa secular, que pertenceu quase exclusivamente aos homens, as mulheres nunca deixaram de construir a nossa identidade cultural com a sua imaginação e a sua arte. Temos de recuperar e promover o seu legado. Temos de garantir que não voltarão a ser esquecidas. 

Temos de garantir que as futuras gerações de mulheres artistas ocuparão o seu papel na nossa história comum. Porque os direitos das mulheres são direitos humanos. 

Leia a intervenção na íntegra