Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-05-06 às 10h29

Artigo dos Ministros de Estado e dos Negócios Estrangeiros, da Cultura, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e da Educação «O valor global da língua portuguesa»

Cada língua tem um valor único: para os seus falantes e cultores, para a comunidade de que é traço de união e identidade, para a diversidade e o enriquecimento da humanidade. Mas as línguas podem ter também um valor próprio enquanto recursos de criação e comunicação internacional, que atravessam e aproximam pessoas, países e civilizações.

Reteremos, aqui, esta dimensão da nossa língua, que o 5 de maio passa a comemorar, a partir deste ano, como Dia Mundial da Língua Portuguesa.

Ele foi proclamado pela UNESCO, na sequência da ideia proposta pelo embaixador António Sampaio da Nóvoa e logo acolhida pelos representantes dos países de língua portuguesa aí acreditados; assim se conferindo alcance global ao Dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, criado em 2009. Fica, portanto, bem afirmada a tripla pertença da nossa língua: nossa porque a falamos; nossa porque a partilhamos com os demais países e regiões que a escolheram como língua oficial; e nossa porque é do mundo que também a nós pertence.

Leia o artigo na íntegra