Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2021-09-12 às 9h02

Artigo do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros «Homenagear os portugueses de Gurs»

«Decorrerá hoje, nas instalações do antigo campo de internamento de Gurs, no sul de França, a homenagem aos portugueses que ali estiveram retidos, e m 1939 e 1940. A homenagem, que se faz pela primeira vez, inclui o descerramento de uma lápide evocativa. Participarão representantes das autoridades francesas, espanholas e portuguesas.

Gurs e outros campos do sudoeste de França foram abertos em 1939, para acolher os milhares de refugiados que, na sequência das derrotas republicanas na Guerra Civil de Espanha, foram fugindo ao avanço das forças de Franco na Catalunha. Além de espanhóis, contavam se entre eles cidadã os de múltiplas nacionalidades, entre os quais centenas de portugueses. Só em Gurs, estiveram internados 349 nossos compatriotas.

Tinham em comum terem lutado do lado republicano. Eram republicanos, comunistas ou anarquistas. Na sua maioria, residia m já em Espanha, como emigrantes económicos, quando a Guerra Civil eclodiu; outros eram exi lados políticos recentes, que se haviam fixado no país vizinho na sequência da instauração da ditadura em Portugal e da república em Espanha; outros alistaram se como voluntários, já no contexto da guerra, oriundos de Portugal ou de países, como a França o u os Estados Unidos, para onde tinham emigrado».

Leia o artigo
Tags: França