Saltar para conteúdo
Histórico XXII Governo - República Portuguesa Voltar para Governo em funções

Intervenções

2020-12-06 às 12h45

Artigo do Ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros «A parceria estratégica entre a Europa e o Sudeste Asiático»

Esta semana realizou-se a 23.ª Reunião Ministerial de Negócios Estrangeiros entre a União Europeia (UE) e a Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN), cujo principal resultado foi a elevação do diálogo entre as duas organizações ao nível de parceria estratégica. É uma decisão muito importante, porque significa aprofundar o relacionamento e estendê-lo a áreas-chave como o ambiente, a economia e a segurança. A UE já dispõe de parcerias estratégicas com países como o Brasil ou a Índia, e será agora muito útil desenvolver estoutra com essa parte tão relevante da Ásia. Por várias razões.

A primeira é uma questão de dimensão. A ASEAN é composta por 10 países do Sudeste Asiático, representando 650 milhões de pessoas e mais de um décimo do produto mundial. Entre esses países encontram-se alguns dos mais populosos do Globo, como a Indonésia (270 milhões de habitantes), as Filipinas (108 milhões) ou o Vietname (96 milhões), ou um entreposto comercial e financeiro tão relevante como Singapura. Acresce que Timor-Leste é candidato à organização.

A segunda razão prende-se com a intensidade dos laços já existentes. A UE é o segundo parceiro comercial da ASEAN (depois da China) e a ASEAN é o terceiro parceiro comercial da UE fora do espaço europeu (depois dos Estados Unidos e da China). A UE é também a primeira fonte de investimento direto estrangeiro nos países da ASEAN; e tem sido um dos maiores doadores no auxílio ao combate à pandemia de Covid-19.